Foto: Valdenir Lima/PMFS

A 3ª edição da Caminhada de Combate à Violência Contra a Mulher foi realizada neste domingo (30), em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia. O evento reuniu uma multidão, que percorreu o trecho entre as avenidas Maria Quitéria e Fraga Maia para pedir paz.

A programação é organizada pela Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (Deam) sempre no último domingo do mês de março.

“Tivemos aqui pessoas de todas as idades, todas as classes sociais, para mostrar nossa indignação frente aos números de casos de violência contra a mulher”, disse a delegada

Somente em janeiro deste ano, foram registradas na unidade 258 ocorrências, dentre elas 46 ameaças e 40 lesões corporais. Nesse período, foram expedidas 80 medidas protetivas. Em 2024, a Deam registrou 3.788 casos, 766 a mais que no ano anterior.

Diante do aumento das estatísticas, a Polícia Civil tem investido também em um trabalho de conscientização, conforme a delegada.

“Nós temos feito muitas palestras, principalmente nas escolas, porque acreditamos na mudança de mentalidade e de cultura. Cada vez que atendo na delegacia um jovem agressor, eu percebo o quanto precisamos caminhar ainda nesse sentido”, disse ela.

A caminhada também tem um cunho social. Os participantes trocaram as camisas por alimentos, que serão doados para famílias que vivem em contexto de violência doméstica.

“A violência, em geral, está em todas as classes sociais, mas são as mulheres pobres e pretas as que mais sofrem com essa realidade”,  Afirmou a Delegada

Além de Maria Clécia Vasconcelos, marcaram presença o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o vice-prefeito Pablo Roberto e a secretária municipal da Mulher, Neinha Bastos. Ela afirmou que o município está empenhado em expandir as políticas públicas que têm como meta a prevenção e a proteção das moradoras da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *