A cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, completa 145 anos neste sábado (15) e ganhou os parabéns de uma de suas filhas ilustres, a cantora Ivete Sangalo.

“Juazeiro é meu lugar. É de onde eu vim e pra onde eu vou quando quero me sentir segura. É onde estão minhas raízes e o meu orgulho de ser uma sertaneja do São Francisco. Eu te amo, Juazeiro! Amo d+!”, escreveu na postagem.

Além do texto, a cantora publicou um vídeo em que aparece nas ruas de Juazeiro, traz mémórias da infância com a família e momentos gastronômicos.

No vídeo, Ivete relembra momentos já mostrados por ela nas redes sociais, como um local da cidade onde ela na companhia do pai: “Essa pracinha aqui, eu vinha com meu pai”, disse. Na praça, inclusive, existe uma escultura de Alsus Almeida de Sangalo, pai da cantora.

Ivete também mostrou trechos do show em 2022, quando completou 50 anos e festejou com uma apresentação gratuita na Orla 2 de Juazeiro, com vista para o Rio São Francisco.

A apresentação fez parte da turnê “Tudo Colorido” e marcou a artista, assim como a cidade de Juazeiro. Com quase 30 anos de carreira e mais de 300 canções gravadas, Ivete Sangalo é uma das maiores cantoras da história do país.

Além de Ivete, o pai da bossa nova, João Gilberto, era natural de Juazeiro. Ele morreu aos 88 anos, no ano de 2019.

Juazeiro

A cidade está à margem direita do Rio São Francisco, o Velho Chico, onde ocorria o cruzamento de duas importantes e estratégicas estradas interiores do Brasil.

A cidade foi criada em 1833, sendo que desde 1596 o território já era percorrido pelo bandeirante Belquior Dias Moreira. Em 1706, chegava à região uma missão franciscana para catequizar os indígenas da região. Ergueram um convento e capela com uma imagem da Virgem que, de acordo com a lenda local, foi encontrada em grutas das imediações, por um indígena. Deu-se ao local o nome de Nossa Senhora das Grotas do Juazeiro, que deu origem à atual sede do município.

Juazeiro, sucessivamente, elevada à categoria de vila, posteriormente, comarca, e transforma-se pela Lei n.º 1.814 de 15 de julho de 1878, em cidade.

Fonte G1 Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *