Maria Joana Souza mora em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, e tem seis netos, doze bisnetos e cinco tataranetos.
Uma idosa baiana celebrou o aniversário de 118 anos em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.
Natural de uma comunidade quilombola, no distrito de Itapura, em Miguel Calmon, Maria Joana Souza nasceu no dia 10 de junho de 1906.
A centenária trabalhou a vida inteira torrando café e há 18 anos passou a morar em Feira de Santana. Ela teve dois filhos, que já faleceram, e criou os seis netos sozinha. Além deles, a idosa teve doze bisnetos e cinco tataranetos.
Em entrevista à TV Subaé, Edenailton Souza, neto da idosa, disse que ela não tem nenhum problema de saúde e não faz uso de nenhum tipo de medicamento.
“Eu conheço pessoas com 70 anos, que estão em um estado de saúde muito mais debilitado que o dela. O médico disse para minha irmã que ela dormiria e não acordaria mais porque clinicamente, ela é perfeita”, disse o neto da centenária.
Maria Joana não quis entregar o segredo da longevidade, mas a neta da idosa, Marta Souza, disse que ela não come alimentos industrializados há mais de 20 anos.
Edenailton contou que a família nunca teve muitas condições financeiras, mas a idosa vai deixar de herança, respeito, dignidade e respeito. “Vamos levar para a vida inteira”, afirmou.
Os familiares da idosa desejam comprovar que ela é a pessoa mais velha do mundo e vão solicitar o pedido para o Guiness Book, já que o posto atual é de uma norte-americana, de 117 anos, que mora na Espanha e nasceu em março de 1907, quase nove meses após Maria Joana.
Fonte: G1