Com um julgamento apertado, destacando o placar de 5 a 4 a favor da punição, Gabigol ficará fora dos campos pelos próximos dois anos. O atacante do Flamengo foi suspenso pela Justiça Desportiva Antidopagem, por fraude do exame antidoping.
O atacante recebeu punição por infração do artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Em suma, o código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.
A denúncia ocorreu no fim de dezembro, e a defesa enviada no dia 26 de janeiro, ainda dentro do prazo. Além disso, contou com o anexo de imagens da câmera de segurança do Centro de Treinamento Ninho do Urubu para corroborar com a versão do atleta.
Vale destacar que a suspensão de dois anos do atacante do Flamengo começou a valer no último dia 08 de abril de 2023, data em que o exame aconteceu no CT Ninho do Urubu. Ou seja, na prática, Gabigol não poderá atuar até abril de 2025.
O que vai acontecer o Gabigol?
Após o veredito, o clube carioca já definiu a conduta que irá adotar. De acordo com a Coluna do Fla, o Departamento Jurídico do Flamengo irá recorrer da condenação do jogador. Além disso, o clube rubro-negro pretende dar todo suporte necessário a Gabriel Barbosa.
Para recorrer da condenação, o Flamengo terá que ir à Corte Arbitral do Esporte. No entanto, nessas situações, ou o jogador é absolvido, ou a pena é dobrada. Sendo assim, como Gabigol pegou ‘gancho’ de dois anos, a depender da interposição de recurso, a pena pode aumentar para quatro anos.
Gabigol segue contratado pelo Flamengo até dezembro de 2024. O clube e o atleta iniciaram conversas pela extensão de vínculo. No entanto, a condenação do atacante pode se tornar influenciar nas tratativas pela permanência do camisa 10 no time.
Fonte OFuxico