A boa ação do campeão do Big Brother Brasil 24, Davi Brito, gerou polêmica nas redes sociais. O ex-motorista por aplicativo, que viajou para o Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas das enchentes de forma voluntária, foi duramente criticado por compartilhar o pix pessoal para arrecadar fundos para a região, que sofre com o maior desastre natural dos últimos 20 anos.
No X, antigo Twitter, a publicação de Davi chegou a ganhar um alerta adicionado por internautas na nota de contexto, que funciona como um combate à desinformação. Para os internautas, apesar da boa ação, Davi agiu errado ao divulgar o pix pessoal e não deixar claro a prestação de contas das doações.
“Não há informações sobre o destino desse dinheiro. É um pix pessoal, sem explicação sobre prestação de contas ou qual é o objetivo da ação. Nenhum contexto foi dado para o público, portanto, não é possível saber se é seguro. O site abaixo ajuda a saber para quem doar. paraquemdoar.com.br.”
O aviso não consta mais na plataforma, mas o baiano continuou sendo criticado. “Essas coisas não é dessa forma. Precisa ter organização. Não pode simplesmente jogar um Pix pra galera doar e pronto. Tem que ter prestação de contas e direcionamento para esses valores. Quem vai fazer isso se vc vai estar lá na linha de frente? Vamos organizar melhor as coisas”, escreveu uma internauta.
“Ninguém te avisou que não se coloca pix pessoal em doações humanitárias? Inacreditável um negócio desses”, afirmou outro.
Apesar das críticas, Davi já conseguiu arrecadar pouco mais de R$ 30 mil. O ex-BBB segue para o Rio Grande do Sul com destino a cidade de Jaguaruna, que fica a 309km de Porto Alegre para seguir para Canoas e anunciou a doação de um caminhão de água mineral para a região. O ex-BBB se comprometeu a compartilhar as notas fiscais das doações.
Davi se colocou a disposição de limpar estradas e auxiliar nos abrigos que precisam de voluntários, além de ajudar na cozinha. Em conversa com o jornalista Leo Dias, Davi explicou o motivo da decisão dele de ajudar de perto. O ex-BBB pontuou que por ter experiência com primeiros socorros e natação, devido ao tempo servido no exército, irá ser útil para a população.
“Tenho muitas experiências em nadar, em primeiro socorros, então vou dar total apoio no que eu puder fazer, ajudar, ser voluntário mesmo. Limpar as estradas, andar de barco, resgatar pessoas, o que puder fazer para ajudar as pessoas que estão precisando nesse momento. […] Não tenho data para voltar não. Comprei passagem só para ir”, disse.
Fonte Bahia Notícias