A influenciadora brasileira Laís Basílio, de 23 anos, confessou ter forjado um diagnóstico de cêncer de medula após mais de um ano arrecadando doações com vaquinha online e Pix na internet.
Após a repercussão da polêmica com o caso, Laís assumiu ter enganado as pessoas nas redes sociais. “Eu iniciei isso botando a cara aqui e vou terminar botando a cara. Eu estou aqui para arcar com isso e gostaria muito de pedir perdão a toda a comunidade brasileira e toda a sociedade oncológica. Eu espero de verdade que depois que isso passe, vocês continuem tendo apoio”, começou.
A influenciadora garantiu que a família não sabia da farsa. A história foi criada por Laís em dezembro de 2023, na qual ela afirmava ter sido diagnosticada com o câncer e pedia ajuda para conseguir se sustentar.
“É importante deixar claro que nenhum familiar meu estava envolvido. Eu fiz tudo sozinha. Independente do que aconteça, estou pronta para arcar com isso. Eles acreditavam assim como todo mundo.”
A blogueira conseguiu arrecadar 5.890 euros, o que dá R$ 35.293,05 na conversão para a moeda brasileira. Além dos valores do pix, que foram para a conta de Laís.
O caso da brasileira ganhou repercussão e chegou a ser visualizado por mais de 400 mil vezes, chegando até a mobilizar uma ONG que ajuda pessoas na Irlanda e que tentou sancionar uma lei que permitisse aos brasileiros doar sangue e medula. A influenciadora pegava fotos da internet para ajudar a construir a narrativa.
Fonte Bahia Notícias