Os três semestres de arquitetura na Universidade Federal da Bahia (Ufba) foram suficientes para que Thaic Carvalho decidisse que era no jornalismo que iria seguir carreira. A jornalista conversou com o Bahia Notícias sobre sua trajetória e a decisão de sair da Rede Bahia após 12 anos.
“Eu gostava de desenhar quando eu era pequena, aí mainha falou: “vai fazer arquitetura”. Passei, fiz um ano e meio. Não gostei, tinha muita matemática, cálculo, maquete, aquele papel Paraná cortava meus dedos (risos) aí não quis mais”, conta a apresentadora.
A paixão pela escrita abriu os caminhos para o jornalismo na vida de Thaic e, depois de passar por um novo vestibular, cursou a área na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) de Juazeiro.
“Fui embora daqui de Salvador para Juazeiro e logo no começo me apaixonei pelo curso, por escrever e logo quis TV, porque eu achei que era onde a informação chegava mais completa, tinha som, imagem, fundo musical… no primeiro semestre já tinha me decidido”, lembra Thaic.
A TV Grande Rio, emissora sediada em Petrolina (PE), foi a primeira casa de Thaic como repórter, quando ainda cursava o sétimo semestre na faculdade em Juazeiro, cidade vizinha.
“Fiquei pouco tempo [na Grande Rio] porque eu soube que tinha uma vaga na TV Subaé e eu tinha passado no mestrado na Ufba, em Salvador. Morei mais ou menos cinco anos em Juazeiro, queria voltar e fui para TV Subaé”, diz.
Na TV Subaé, afiliada da Rede Globo em Feira de Santana (BA), Thaic passou seis anos noticiando fatos da “Princesa do Sertão”.
“Rainha dos factuais porque tudo acontece em Feira de Santana (risos). Nunca fiz tanto factual na minha vida. Logo que eu cheguei, apresentava o Jornal da Manhã de lá”, lembra a jornalista.
A inclinação para a meteorologia surgiu “do nada”, de acordo com a jornalista. Thaic precisou aprender sobre o clima para não perder uma oportunidade de emprego que surgiu durante a licença de uma colega.
“Um dia o diretor geral, Roberto Appel, ligou falando que meu cabelo estava muito grande, eu pensei: ‘O cara lá em Salvador vendo no meu cabelo grande aqui em Feira? Tem alguma coisa aí…’ Ele ligou novamente e disse: ‘Eu estou te pedindo pra cortar o cabelo, porque eu quero que você venha tirar a licença de Acácia [Lirya] aqui em Salvador. Mas ela faz a previsão do tempo. Você entende?’ Eu falei: ‘Tudo! É comigo mesmo’”, se diverte Thaic ao lembrar.
A apresentadora na verdade não entendia de meteorologia, mas se especializou no assunto para não perder a oportunidade.
“Eu vim sem saber nada, só que aí eu fui atrás, eu ia entrar pra Bahia inteira. Fui na Defesa Civil, conheci Heráclio Alves, que me explicou muito, Cláudia Valéria [meteorologista do INMET], eu fui atrás, estudei e quis trazer uma linguagem mais simples, foi na época de Maju também, no Jornal Nacional, ela tinha trazido isso para a previsão, então me inspirei nela e comecei”.
Thaic acredita que a estratégia de utilizar linguagem simples para informar sobre o clima ajudou em sua popularidade.
“A previsão me possibilitou um jornalismo mais leve, mais tranquilo, mais divertido, que parece comigo. Acho que por isso gostei tanto, eu podia falar do jeito que eu quisesse. Não era um homicídio, acidente, política… era a previsão do tempo”, conta.
O trabalho televisivo chegou ao fim no início deste ano. Thaic se despediu da Rede Bahia após 12 anos de casa e decidiu dedicar seu tempo a uma paixão antiga: lecionar.
“Eu já dava aula também no Sebrae [em Feira de Santana], eu sempre amei muito dar aula. Minha trajetória na educação também veio desde criança, dava aula de banca e depois fui dando aula em vários vários projetos”, lembra.
O apoio do marido, o fisioterapeuta Leonardo Bomfim, foi essencial na escolha da jornalista.
“Na pandemia tivemos a oportunidade de comprar umas salas velhas, reformar e alugar por turnos para o pessoal da saúde. E ele leu vários livros que abriram minha mente. Eu era CLT na TV, ganhava certinho, mas eu ganhava todo mês aquele dinheiro ali, não tinha possibilidade de crescer financeiramente”, inicia Thaic.
A partir disso, a jornalista pensou em estratégias para aumentar a renda e decidiu montar o curso de repórter.
“Eu dava aula na FAT (Faculdade Anísio Teixeira) em Feira de Santana. Também virei mãe, ia pra FAT de van, voltava de madrugada e estava com Belinha pequena. Aí eu falei: ‘eu quero uma renda extra!’”.
Thaic montou o curso e já no primeiro mês se surpreendeu com o sucesso do empreendimento.
“Montei meu curso, do nada, 18 alunos no curso, eu ganhei três vezes mais em três domingos do que eu ganhava o mês inteiro na TV! Eu pensei: ‘Oxe, eu tô acordando 02h50! Vamos ver isso aqui!”.
Após montar a terceira turma do curso, a apresentadora teve certeza do potencial das suas aulas.
“Eu pensava em sair de lá [TV] porque eu queria terminar o doutorado e me dedicar a isso [dar aulas]. Quando acabava a turma eu via que eu mudava a vida dos alunos. Eu recebia depoimentos que me emocionavam, que eu me arrepiava. Então eu dou um curso prático de repórter e apresentador, mudo a vida de quem tá ali e ganho dinheiro (risos)”, diz Thaic.
“Eu amava o Jornal da Manhã, Ricardo [Ishmael] é padrinho da minha filha… mas eu falava com uma câmera. Eu falava pra dois milhões de pessoas, mas eu não via as pessoas. Na sala de aula, olhando pros meninos, eu senti ‘eu quero ser famosa para os meus alunos!’, afirma.
Sobre a possibilidade de retornar à TV, Thaic revela que sente falta da rotina mas se considera muito realizada com o caminho que escolheu.
“Meu caminho está ótimo. Eu estou bem feliz mesmo. Sinto bastante falta da rotina, mas agora nesse momento eu estou muito realizada mesmo. Muito realizada com tudo.”
Fonte Bahia Notícias