Por Ana Paula Vidal, Jócelia Souza e Thiago Santana – Feira de Santana, BA
Muitos motivos a comemorar tem a Rádio Princesa FM pela chegada dos seus 45 anos. Ainda dentro das ações festivas, neste informe contaremos um pouco sobre o primeiro transmissor da emissora.
Segundo Dilson Barbosa, radialista mais longínquo atualmente na rádio, o primeiro transmissor da Princesa FM foi feito pelo Doutor Drance Mattos de Amorim, nascido em Feira de Santana, em 1924. Ele era um engenheiro elétrico que fez parte do projeto Apollo na NASA – um projeto de desenvolvimento tecnológico, que fez com que o homem na lua conseguisse comunicar com a base americana.
Doutor Drance morou no bairro Capuchinhos, onde atualmente se encontram os estúdios e o transmissor da rádio. Na época, ele foi procurado por Zé Olímpio Mascarenhas, que era o dono da antiga Rádio MF (nome anterior da Princesa FM), para fabricar esse transmissor.
Ele fez, então, o primeiro transmissor. Trouxe peças de outras regiões do país, mas veio também peças dos Estados Unidos. Doutor Drance foi a primeira pessoa a desenvolver equipamentos na área de transmissores de FM estéreo com “know how” 100% brasileiro.
Seu feito com a Princesa FM contribuiu para que ele prestasse em seguida trabalhos para outros veículos e consolidasse um novo marco tecnológico em esfera nacional.
Drance faleceu em 05 de maio de 2007, aos 83 anos de idade. Em 2011, foi inaugurado o Centro Digital Municipal Dr. Drance Mattos de Amorim, no bairro das Baraúnas, em sua homenagem.